- Escalas maiores representam tonalidades maiores.
- Uma música na tonalidade de Si bemol Maior, por exemplo, é construída utilizando basicamente a escala de Si bemol Maior.
- Cada tonalidade maior tem uma tonalidade relativa menor (que se baseia, por sua vez, em uma escala menor – que veremos mais tarde) e vice-versa.
- As tonalidades relativas são como tonalidades irmãs, e vamos entender, mais a frente, as diversas relações e proximidades entre elas.
- Por enquanto, o importante é conseguir identificá-las:
- Construa a escala da tonalidade maior em questão.
- Identifique o sexto grau da escala.
- A relativa da tonalidade em questão será a tonalidade menor representada por esta nota.
- Exemplo: qual a relativa de Mi Maior?
- A escala de Mi maior é (lembre da fórmula de tons e semitons): mi - fá# - sol# - lá - si - dó# - ré# - mi
- O sexto grau desta escala é a nota dó#
- Assim, a tonalidade relativa de Mi Maior é Dó# menor (o que equivale a dizer que a relativa de Dó# menor é Mi Maior)
- Pergunte-se: "de qual escala maior a nota que dá nome a esta tonalidade seria o sexto grau?"
- Para ter a resposta, basta construir os dois últimos passos da f'órmula da escala maior, a partir da nota em questão: tom + semitom
- Isso também equivale a dizer que a relativa de uma tonalidade menor está um tom e meio acima desta.
- Exemplo: qual a relativa de Mi bemol menor?
- Se eu andar um tom e meio acima de Mi bemol, encontrarei a resposta.
- Mi bemol + um tom acima = Fá
- Fá + um semitom acima = Sol bemol
- Assim, a relativa de Mi bemol menor é Sol bemol Maior.
Para estudar:
Páginas 133 do Teoria da Música de Bohumil Med (4ª ed.) – há uma explicação sobre tonalidades relativas.
http://www.youtube.com/watch?v=95J6NnLQhJo
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