Exercício sobre Modos Litúrgicos.
- Modos Litúrgicos (ou Modos Gregos): Sucessões de sons (ou escalas) utilizadas em diversas regiões da Grécia Antiga. Cada região tinha o seu modo característico, intitulado com o nome da própria região.
- Os Modos São: Jônio (Região da Jônia), Dórico (Região da Dória), Frígio (Região da Frígia), Lídio (Região da Lídia) e Eólio (Região da Eólia). Posteriormente, foram criados os modos: Mixolídio (uma junção dos modos Lídio e Dórico) e o Lócrio (que será explicado nos próximos tópicos).
Por distâncias de tom:
T - T - st - T - T - T - st: Jónio
T - st - T - T - T - st - T: Dórico
st - T - T - T - st - T -T: Frígio
T - T - T - st - T - T - st: Lídio
T - T - st - T - T - st - T: Mixolidio
T - st - T - T - st - T - T: Eólio
st - T - T - st - T - T - T: Lócrio
Por intervalos (a partir da tônica):
1J 2M 3M 4J 5J 6M 7M : Jônio
1J 2M 3m 4J 5J 6M 7m : Dórico
1J 2m 3m 4J 5J 6m 7m : Frígio
1J 2M 3M 4+ 5J 6M 7M : Lídio
1J 2M 3M 4J 5J 6M 7m : Mixolídio
1J 2M 3m 4J 5J 6m 7m : Eólio
1J 2m 3m 4J 5° 6m 7m : Lócrio
- É interessante aprender os Modos Litúrgicos de acordo com a ordem descrita acima (Jônio, Dórico, Frígio, etc..). Por quê? Se tomarmos a escala de Dó Maior como base, e construirmos novas escalas utilizando cada nota da escala de Dó como tônica (Ex: de Dó à Dó, de Ré à Ré, de Mi à Mi, e etc), sem colocar nenhuma alteração, teremos todos os modos construidos, na ordem descrita acima. Por isso o modo Lócrio foi criado: Para que a última nota da escala diatônica também tivesse o seu modo específico.
- Então, se construirmos os modos a partir de Dó Maior, teremos as seguintes escalas:
Dó Jônio: Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si
Ré Dórico: Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó
Mi Frígio: Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó - Ré
Fá Lídio: Fá - Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi
Sol Mixolídio: Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá
Lá Eólio: Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol
Si Lócrio: Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá
- Notem que não há nenhuma alteração (bemol ou sustenido) em nenhuma das escalas. Partindo do modo Jônio em Dó, podemos construir todos os outros, tomando este como base.
- Exemplos: Se quisermos o Dó jônio, teremos as notas: Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si. Ou seja, teremos a escala comum de Dó Maior. Mas se quisermos o modo Dó Frígio, teremos as seguintes notas: Dó - Ré b - Mi b - Fá - Sol - Lá b - Si b. Se quisermos o Lá Eólio, teremos as notas: Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol, ou seja, teremos a escala de Lá menor natural. Mas se quisermos o modo Lá Lídio, teremos as notas: Lá - Si - Dó # - Ré # - Mi - Fá # - Sol #. E assim por diante, com qualquer escala, em qualquer modo...
- É importante mencionar: dentre os modos litúrgicos, há aqueles que são classificados como modos maiores ou menores. Os modos que têm intervalo de 3ª Maior à partir da tônica, são os modos maiores (Ex: Jônio, Lídio, Mixolídio). Os que tem intervalo de 3ª menor, são modos menores (Ex: Dórico, Frígio, Eólio, Lócrio).
Ps: Vocês podem utilizar o programa "GNU Solfege", que funciona como um esquema de "perguntas e respostas" com escalas, modos, intervalos e muitas outras coisas (mas, como veremos os modos na nossa aula, procurem utilizar para o assunto). Ele é bastante simples de usar. Podem baixá-lo neste site: http://www.baixaki.com.br/download/solfege.htm.
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