Escolha a sua teoria...

sábado, 22 de setembro de 2012

T3 - E6: Ciclo de quintas



- Agora que aprendemos as escalas menores (e revisamos as escalas maiores), estamos aptos para compreender o ciclo de quintas.
 
- O "Ciclo de Quintas" é um sistema que possibilita a identificação dos sustenidos e bemóis de cada escala maior (e por consequência, menor).

- Se partirmos de uma determinada nota e seguirmos em intervalos de quintas justas ASCENDENTES, chegaremos à uma nota bastante próxima da qual partimos. Por exemplo, partindo do Dó, teremos "Dó - Sol - Ré - Lá - Mi - Si - Fá# - Dó#". Note que, como foi dito, chegamos à uma nota bem próxima da primeira, mas ainda com alguma distância (Dó - Dó # : um semitom). Ou seja, até o momento, poderemos apenas construir algumas escalas, mas ainda não será possível construir ou identificar as escalas de todas as doze notas da escala cromática.
 
- Para suprir essa necessidade, fazemos o caminho inverso: seguimos agora em quintas justas DESCENDENTES. Partindo de Dó, teremos "Dó - Fá - Si b - Mi b - Lá b - Ré b - Sol b - Dó b". Agregando, então, estas últimas notas com as do tópico anterior (quintas justas ascendentes), temos todas as notas da escala cromática, dentro do ciclo. São elas: Dó - Ré b (enamônica de Dó #) - Ré - Mi b - Mi - Fá - Sol b (enarmônica de Fá#) - Sol - Lá b - Lá - Si b - Si.

- Como escrever isso, na partitura? Simples.

                           - À medida que partimos da nota Dó (que não tem acidentes em sua escala) em quintas justas ASCENDENTES, acrescentamos um sustenido no início da pauta, ao lado da fórmula de compasso (ou seja, na armadura de clave). Por exemplo, Depois do Dó Maior, temos o Sol Maior (uma quinta acima), cuja escala tem um sustenido no Fá, então este sustenido é escrito na armadura de clave. Depois do Sol Maior, temos o Ré Maior, cuja escala tem sustenidos no Fá e no Dó, então estes sustenidos são adicionados na armadura de clave, e assim por diante. A ordem de entrada dos sustenidos na armadura é a seguinte: Fá #, Dó #, Sol #, Ré #, Lá #, Mi #, Si #  
 
                           - À medida que partimos da nota Dó (que não tem acidentes em sua escala) em quintas justas DESCENDENTES, acrescentamos um bemol na armadura de clave. Por exemplo, depois do Dó Maior, temos o Fá Maior (uma quinta abaixo), cuja escala tem um bemol no Si, então este bemol é escrito na armadura de clave. Depois do Fá, temos o Si Bemol, cuja escala tem bemóis no Si e no Mi, então estes bemóis são adicionados na armadura de clave, e assim por diante. A ordem de entradas dos Bemóis na armadura é a seguinte: Si b, Mi b, Lá b, Ré b, Sol b, Dó b, Fá b. Note que é a mesma ordem dos sustenidos, escrita ao contrário (é interessante memorizar estas duas ordens, para que o assunto seja entendido mais facilmente).
 

- Como identificar isso, na partitura? Também é simples.

                           - Se você vê que a armadura é composta por sustenidos, basta olhar o último sustenido escrito, que a tonalidade da música se encontra meio tom acima dele. Por exemplo, se você encontra os sustenidos Fá #, Dó # e Sol #, a música estará em Lá Maior (meio tom acima de Sol #).

                            - Se você vê que a armadura é composta por bemóis, basta olhar o penúltimo bemol escrito, pois ele é a própria tonalidade da música. Por exemplo, se você encontra os bemóis Si b, Mi b, Lá b e Ré b, a música estará em Lá b Maior (o penúltimo bemol escrito).  


- E para descobrir as tonalidades menores? Novamente, simples. Já sabemos que toda escala maior tem a sua relativa menor, e vice-versa. Então, uma vez descoberta a tonalidade maior (com o raciocínio acima), a sua relativa menor estará um tom e meio abaixo.  

- Abaixo temos um quadro que demonstra (e resume), graficamente, o ciclo das quintas, como foi explicado neste post. Note que este gráfico também demonstra mais claramente, o por quê de se chamar "ciclo" das quintas.

Obs: Para responder a questão 01 do exercício, o quadro abaixo será de grande ajuda.



 
 
 
- Para estudar:
            
 
 
 
 
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário