Escolha a sua teoria...

domingo, 30 de setembro de 2012

T4 - E4: Harmonia II (Dominante Secundária)






 
- Agora que vimos progressão fundamental, já estamos aptos para construir e identificar dominantes secundárias.

- Dominantes Secundárias são acordes que, a princípio, não fazem parte do campo harmônico de uma determinada progressão. Eles aparecem na progressão para exercer o papel de dominante do acorde que vem a seguir.

- O acorde de dominante secundária tem a principal função de preparar a entrada do próximo acorde, através da cadência V - I, só que neste caso, em vez de seguir para o I, pode ir para qualquer grau. Mas o acorde anterior a este grau tem de ser a dominante dele (ou seja, será um acorde fora do campo harmônico original). 

- Para cifrar uma dominante secundária, faz-se dessa forma: V/grau (Ex: V/iii, V/V, V/vi)

- Tomemos como exemplo a progressão I - ii - V - I, em Dó Maior (no caso, acordes de Dó M, Ré m, Sol M e Dó M). Podemos adicionar uma dominante secundária nesta progressão, antes do ii. Ficará então assim: I - V/ii - ii - V - I (no caso, acordes de Dó M, Lá M, Ré m, Sol M e Dó M). O acorde de Ré m é agora precedido pela sua dominante, Lá M (acorde este que não faz parte do campo harmônico de Dó Maior).

- Ele é chamado de dominante "secundária" justamente por este fator: em qualquer tonalidade, nós temos a dominante desta, ou seja, a sua dominante primária (Ex: Si M, dominante de Mi M). Mas quando se usa um acorde "emprestado" de outra tonalidade, logo, ele será um acorde secundário, pois não faz parte daquele campo harmônico. O acorde de dominante secundária dá a idéia de que a progressão foi, momentaneamente, para outra tonalidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário